Estrutura Física

Laboratórios

  • LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS VETERINÁRIAS
    Equipado para a realização de exames de hematologia, bioquímica e urinálise, o laboratório atende à demanda interna do hospital veterinário e à demanda externa. Contando com médico veterinário responsável e com auxlliar de laboratório, dá suporte à graduação em Medicina Veterinária e à pós-graduação, além de permitir a realização de estágios e projetos de extensão, nos quais os alunos vivenciam na prática a aprendizagem de análise de amostras de todas as espécies animais. Dispõe de bancada para preparo e análise de amostras, bancada de equipamentos de análises clínicas, refrigerador, setor de lavagem e sala de laudos.
  • LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA
    Equipado para a realização de exames parasitológicos, o laboratório atende à demanda interna do hospital veterinário e à demanda externa. Contando com médico veterinário responsável, dá suporte à graduação em Medicina Veterinária e à pós-graduação, além de permitir a realização de estágios e projetos de extensão, nos quais os alunos vivenciam na prática a aprendizagem de análise de amostras de todas as espécies animais. Possui bancadas para o processamento e análise de amostras, bancadas com equipamentos diagnósticos (microscópios e lupas estereoscópicas), aparelhos refrigeradores, setor de lavagem e sala de laudos, além de coleção de parasitas à disposição de alunos.
  • LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA
    Equipado para a realização de exames microbiológicos clinico e alimentos, o laboratório atende à demanda interna do hospital veterinário e à demanda externa. Contando com médico veterinário responsável, dá suporte à graduação em Medicina Veterinária e à pós-graduação, além de permitir a realização de estágios e projetos de extensão, nos quais os alunos vivenciam na prática a aprendizagem de análise de amostras de todas as espécies animais. Possui equipamentos modernos para realização das amostras.
  • LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
    Equipado para a realização de análises físico-químicas de produtos derivados de origem animal, o laboratório atende à demanda interna do hospital veterinário e à demanda externa, como laticínios, frigoríficos e outras agroindústrias. Contando com médico veterinário responsável, dá suporte à graduação em Medicina Veterinária, além de permitir a realização de estágios e projetos de extensão, nos quais os alunos vivenciam na prática a aprendizagem de análise de amostras de derivados lácteos e cárneos.
  • LABORATÓRIO DE PATOLOGIA VETERINÁRIA
    Equipado para a realização de exames citopatológicos, histopatológicos e necropsias, o laboratório atende à demanda interna do hospital veterinário e à demanda externa. Contando com médico veterinário responsável, dá suporte à graduação em Medicina Veterinária e à pós-graduação, além de permitir a realização de estágios e projetos de extensão, nos quais os alunos vivenciam na prática a aprendizagem de análises cadavéricas, citológicas e histopatológicas. Dispõe de bancada para preparo e análise de amostras, bancada de equipamentos (microscópios e estufas), setor de lavagem, sala de necropsia, freezers.
  • LABORATÓRIO DE REPRODUÇÃO ANIMAL
    Equipado para a realização biotécnicas reprodutivas em animais de pequeno e grande porte, o laboratório atende à demanda interna do hospital veterinário e à demanda externa. Contando com médico veterinário responsável, dá suporte à graduação em Medicina Veterinária e à pós-graduação, além de permitir a realização de estágios e projetos de extensão, nos quais os alunos vivenciam na prática a aprendizagem das técnicas em reprodução animal. Dispõe de bancada para preparo e análise de amostras, bancada de equipamentos (microscópios e lupas), setor de lavagem, sala de laudos.
  • LABORATÓRIO DE ULTRASSONOGRAFIA E ELETROCARDIOGRAMA
    Equipado para a realização de exames de ultrassonografia e eletrocardiograma,   o laboratório atende à demanda interna do hospital veterinário e à demanda externa.  Dá suporte à graduação em Medicina Veterinária e à pós-graduação, além de permitir a realização de estágios e projetos de extensão, nos quais os alunos vivenciam na prática a aprendizagem das técnicas diagnósticas, análise de imagens ultrassonográficas e de padrões de eletrocardiografia. Dispõe de  equipamento de ultrassom com tecnologia doppler, mesa de atendimento e espaço para laudos.
  • LABORATÓRIO DE RAIO-X
    Equipado para a realização de exames de raios-x,  o laboratório atende à demanda interna do hospital veterinário e à demanda externa.  Dá suporte à graduação em Medicina Veterinária e à pós-graduação, além de permitir a realização de estágios e projetos de extensão, nos quais os alunos vivenciam na prática a aprendizagem das técnicas radiológicas, uso do equipamento de raio-X, revelação de imagens e análise de resultados. Dispõe de  equipamento de raio-X analógico, com sistema manual de revelação, sala de revelação e sala de laudos.
  • LABORATÓRIO DE ANATOMIA VETERINÁRIA
    Equipado para o estudo morfológico das diferentes espécies animais. Dá suporte à graduação em Medicina Veterinária, além de permitir a realização de estágios e projetos de extensão. Dispõe de coleção de ossos, órgãos e membros anatômicos para estudo, mesas de dissecação, setor de lavagem,  e setor de armazenamento de peças anatômicas em solução fixadora.
  • LABORATÓRIO MULTIUSO
    Estruturado para promover a interdisciplinaridade, permitindo seu uso por diversas disciplinas da graduação, pós-graduação, estágios, projetos e pesquisas. Dispõe de bancadas para microscopia e preparo e manipulação de amostras, sistema de vídeo para demonstração de imagens microscópicas, bicos de Bunsen para manipulações laboratoriais, setor de lavagem e quadro para aulas.

Consultórios

Estruturados para o atendimento clínico de animais de pequeno porte e os procedimentos correlatos, são 03 consultórios e uma sala de imunoprofilaxia, equipados com mesas de atendimento e farmácias satélites. O atendimento é aberto ao público e 24 horas, orientado por docentes, fornecendo suporte à graduação em Medicina Veterinária e à pós-graduação, além de permitir a realização de estágios e projetos de extensão, nos quais os alunos vivenciam na prática a aprendizagem da clínica médica.

Internação

Estruturada para o cuidado intensivo de animais de pequeno porte. São três internações (canil, gatil e pós-operatório) e um isolamento, onde são internados os animais com doenças infectocontagiosas. O atendimento é aberto ao público e 24 horas, orientado por docentes, fornecendo suporte à graduação em Medicina Veterinária e à pós-graduação, além de permitir a realização de estágios e projetos de extensão, nos quais os alunos vivenciam na prática a aprendizagem da clínica médica.

Bloco Cirúrgico

Estruturado para a realização de procedimentos cirurgicos de alta e baixa complexidade em animais de porte pequeno. São duas salas de cirurgia (contaminada e não - contaminada), equipamentos com mesa cirúrgica, foco cirúrgico, monitor multiparamétrico, equipamento de anestesia inalatória e instrumentais cirúrgicos. O atendimento é aberto ao público e 24 horas, orientado por docentes, fornecendo suporte à graduação em Medicina Veterinária e à pós-graduação, além de permitir a realização de estágios e projetos de extenção, nos quais os alunos vivenciam na prática a aprendizagem da clínica cirúrgica.

Centro de Manejo de Grandes Animais

Estruturado para a realização de procedimentos de manejo, de clínica e de cirurgia de animais de grande porte, o setor possui uma área coberta, contendo baias para internação e manejo do paciente, farmácia hospitalar e brete de contenção, e uma área a campo, contendo curral, bretes de contenção para reprodução e manejo animal, tronco de contenção e balança. O atendimento é aberto ao público e conta com médico veterinário responsável, além de servir de suporte para a graduação em Medicina Veterinária.