Medicina

TipoGraduação

Modalidade Presencial

Turno Integral

Formação Bacharelado

Duração 12 semestres

Unidades Ji-Paraná

Área Saúde, Bem-estar

Apresentação

O curso de Medicina do UniSL, apresenta um currículo inovador, que objetiva a adequada formação do profissional em todas as áreas de competência da prática médica previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Medicina, que são: Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde.

 

Perfil Profissional do Egresso

O graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, especialmente na Atenção Básica, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo. Será preparado para atuar com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano, tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.

 

Objetivos do Curso:

Objetivo Geral:

Formar profissionais éticos e generalistas, com visão humanística, crítica e reflexiva, aptos para o exercício da medicina na Rede de Atenção à Saúde, com ênfase na Atenção Primária/Básica em Saúde e nos serviços de urgência e emergência, atuando nas áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde; bem como preparar para a participação no desenvolvimento social, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade social, espírito científico, do pensamento reflexivo e da criação cultural.

Objetivos Específicos:

  • promover ensino baseado na pedagogia da autonomia e da educação de adultos;
  • valorizar a aprendizagem significativa e transformadora;
  • estabelecer foco na interatividade;
  • possibilitar o contato com a realidade de saúde, socioeconômica e cultural das famílias e comunidades, desde o início do curso;
  • articular o desenvolvimento espiralar de conhecimentos, habilidades e atitudes;
  • integrar a teoria e a prática;
  • integrar os conhecimentos, habilidades e atitudes das ciências básicas, clínicas e humanas;
  • desenvolver um currículo nuclear e modular, de forma a garantir o desenvolvimento de competências gerais e específicas;
  • possibilitar a construção de um percurso individual de aprendizado, centrado no estudante, por meio da oferta de um currículo que permita flexibilização;
  • buscar a interdisciplinaridade como eixo constante de construção e de busca, por parte de docentes e discentes;
  • oportunizar a prática interprofissional;
  • oportunizar a prática profissional com povos étnicos-racial;
  • oportunizar as atividades de pesquisa e extensão;
  • praticar a educação permanente, entendendo-a como caminho de construção da prática educativa e da formação contínua ao longo da vida profissional;
  • conceber a avaliação como processo, com caráter sobretudo formativo, para o discente, docente e gestores da Instituição.

Concepção do Curso

O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina está adequado à legislação da educação superior e aos atos normativos do MEC e do CNE. A proposta curricular do curso de Medicina é orientada para o desenvolvimento das competências profissionais a serem adquiridas pelos estudantes e centrada na aplicação do conhecimento em contraposição à sua simples aquisição. Sendo assim, assume-se que não pode ser desenvolvida utilizando-se apenas metodologias tradicionais. A aquisição e, principalmente, a aplicação do conhecimento não acontece por meio de pura transmissão de informação, mas por meio da interação com o ambiente, possibilitada pela autonomia que é oferecida ao estudante.

Neste contexto, as metodologias de ensino utilizadas no desenvolvimento das atividades do curso de Medicina do UniSL permitem a formação de indivíduos ativos no processo de ensino e aprendizagem, utilizando a interdisciplinaridade, inserção oportuna em projetos de responsabilidade social e atividades culturais, possibilitando a formação de sujeitos autônomos e cidadãos.

 REGISTRE SEU INTERESSE


Autorização: Em processo

Duração: 6 anos (12 semestres)

Turno: Integral

Modalidade: Presencial

Grau: Bacharelado

Total de Vagas: 100 vagas anuais

Coord.: Dra. Jeanne Teixeira Bessa Fuly


Credenciamento para Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná
Portaria MEC Nº MEC 354, de 19/03/2020 (DOU 56 - 23/03/2020) 


Quer saber mais sobre o curso?

Entre em contato conosco através do Whatsapp.

Whatsapp